HOSPITAL DE CAMPANHA

FAB instala Hospital de Campanha em Pedro Leopoldo (MG)

Moradores tiveram acesso a atendimentos de diversas especialidades médicas, entre outras atividades
Publicada em: 24/04/2024 16:07
Imprimir
Fonte: CIAAR, por Tenentes Lorena e Felipe
Edição: Agência Força Aérea

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em parceria com a Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, instalou, entre os dias 15 e 19/04, um Hospital de Campanha (HCAMP) na localidade.

A atividade consistiu na realização de consultas e exames em centros de assistência médica montados especialmente para situações de emergência de saúde, além de integrar a grade curricular dos alunos do Curso de Adaptação de Médicos, Dentistas e Farmacêuticos da Aeronáutica (CAMAR / CADAR / CAFAR) e os alunos do Quadro de Apoio de Psicologia, Enfermagem, Assistência Social e Fisioterapia, que estão em formação no CIAAR.

“No HCAMP, os futuros Oficiais são preparados para atuar em situações de calamidade real e prestar atendimento às vítimas de catástrofes. A atividade é uma oportunidade de ampliação do atendimento médico e odontológico”, destacou o Coordenador-Geral do HCAMP no CIAAR, Tenente-Coronel Aviador Carlos Alberto Gomes da Silva.

Na ocasião, foram disponibilizados atendimentos para os seguintes exames e especialidades: Cardiologia, Cirurgia-Geral, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Radiologia, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Imunização, Farmácia, Patologia, Ultrassonografia, Raio-X, Eletrocardiograma, Procedimentos Dermatológicos e Pequenas Cirurgias, Transferência e Capelania.

As ações de apoio ao homem, no contexto da Operação, foram coordenadas pelo Escalão Móvel de Apoio (EMA), composto pelas Unidades Celulares de Intendência (UCI), de Tecnologia da Informação (UCTI), de Segurança e Defesa (UCSD) e de Saúde (UCS).

A Comandante do HCAMP, Major Médica Juliana Freire Vandesteen, pontuou a relevância do Hospital de Campanha na região. “É gratificante apresentar a saúde operacional aos militares da saúde, que estão entrando na Força Aérea Brasileira, principalmente no que diz respeito à realização dos atendimentos em diversas especialidades abrangendo toda a comunidade”, disse.

As consultas foram destinadas a pessoas cadastradas nas filas de espera da rede pública de saúde de Pedro Leopoldo, além de militares e dependentes. Durante todo o período, foram realizados mais de 11.000 atendimentos, superando as expectativas e alcançando um recorde no HCAMP. A montagem da estrutura do Hospital contou com apoio da Intendência na operação, sendo coordenada pelo Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC).

A Prefeita do município de Pedro Leopoldo, Ana Paula Santos Pereira, falou sobre a importância da coordenação entre município e FAB, por meio do CIAAR. “Estamos muito felizes com essa ação que a Força Aérea realizou em nosso município. Recebemos retornos positivos e dessa forma só temos que agradecer”, ressaltou.

A médica especialista em Medicina de Família e Comunidade, Estagiária do CAMAR Thais Aguiar Brito, falou sobre a sua experiência no HCAMP. “Aplicar nossos conhecimentos, na nossa área de atuação, para atender a população carente é realmente impressionante e nos mostra o quanto pequenas atitudes podem fazer grande diferença na vida das pessoas”, declarou.

O médico especialista em Clínica Médica, também Estagiário do CAMAR Jonatas Costa Milhomens, afirmou sobre a satisfação em poder atender à população com a estrutura do HCAMP. “Poder atender os pacientes de forma humanizada e com uma estrutura excepcional é muito prazeroso. Sinto gratidão, principalmente quando a gente vê o retorno da população, o sorriso no rosto ou palavras expressas após uma consulta”, contou.

A paciente Michaeli Cristina Fagundes de Souza, 26 anos, agradeceu pelos atendimentos. “Estou encantada com a estrutura daqui, gostei da educação dos médicos e do atendimento. Muito obrigada”, externou.

Fotos: CIAAR